quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Workshop “Interpretação para Atores” com a preparadora de elenco Andréa Cavalcanti na Braapa Força e Cultura

Dias 22-23-29 e 30 de outubro de 2011
Atualmente responsável pela preparação do ator Cauã Reymond e das atrizes Natália Dill e Bianca Bin na novela Cordel Encantado, além da atriz Paola Oliveira em Insensato Coração e do elenco do seriado " As Brasileiras" com estréia prevista para outubro

Andréa é instrutora de dramaturgia do elenco da TV Globo há 9 anos. Foi responsável pelo elenco de Malhação por oito temporadas, preparando atores que hoje são protagonistas de novelas do horário nobre. Como instrutora de dramaturgia preparou atores nos seguintes seriados: Toma Lá Dá Cá, Casos e Acasos, Faça a sua História, Guerra e Paz, As Cariocas, Tal Pai Tal Filho; e na seguintes novelas: A Cor do Pecado, O Profeta, Sete Pecados, Eterna Magia, Duas Caras, Ciranda de Pedra, Negocio da China, Escrito nas Estrelas (exclusiva para a atriz Natalia Dill), Cama de Gato (exclusiva para a atriz Paola Oliveira), Caras e Bocas, Ti Ti Ti, Passione (ator Cauã Reymond).

Como Preparadora de Atores, Andrea atuou nos curtas “Retrato Falado”, direção de Andre Warwar e “Ligação”. “Mesa 48″ e “Dedalo”, todos com direção de Edson Erdmann. E foi responsável pela preparação da atriz Paola Oliveira no longa “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo.

Andrea é professora de interpretação desde 1984, quando junto com seu grupo de teatro fundou um curso profissionalizante no Calouste Gulbeikein. A partir daí esteve a frente de diversos cursos e workshps: Programa de Férias da Secretaria Municipal de Cultura do RJ , Curso Intensivo de Interpretação para adolescentes - Casa da Gávea, Curso Regular - Teatro de Arena (por 3 anos), Oficina Nelson Rodrigues - Teatro de Arena , foi convidada a ministrar diversas oficinas no sul do pais em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Foz do Iguaçu, entre outras. Numa parceria com a produtora Historias Incriveis, participou dos projetos “O Segredo do dialogo” ,“Ligação”, “Mesa 48″ e “Dedalo”. De 1999 a 2008 dirigiu o Curso Regular de Interpretação para Teatro e Tv no teatro Miguel Falabella, quando dirigiu diversos espetáculos que estiveram em cartaz no próprio teatro. Entre eles:”Peças Intimas” de Luiz Fernado Verissimo, “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare , “O Carioca” (adaptação de Capital Federal de Artur Azevedo), “A vida como ela é” de Nelson Rodrigues, alem de diversas criações coletivas.

Andrea Cavalcanti é atriz desde 1984, quando formou-se pela UniRio – Bacharelado em Artes Cenicas. É professora de interpretação e diretora teatral. É instrutora de dramaturgia na Rede Globo, onde trabalha desde 2002 preparando atores para as telenovelas e minisséries produzidas pela emissora.
Como atriz participou de inúmeros espetáculos profissionais, com especial destaque para: “A Gaivota; O Mercador de Veneza; A Comédia dos Erros; Besame Mucho; Sonhos de um Sedutor; O Morto do Encantado”, além de algumas novelas como: “Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão (atualmente reprisando no SBT), Torre de Babel e Laços de Família“, especiais e mini-séries como: “Decadência, Noivas de Copacabana, Você Decide, Carga Pesada”, e ainda campanhas publicitárias, dublagens e etc. Teve seu nome na ficha técnica de vários espetáculos e eventos como diretora, assistente de direção, aderecista, produtora de arte, cenário e figurino.
Objetivo
O curso tem como objetivo fazer com que ao longo dos encontros , cada dia seja uma etapa, uma escala de evolução e descoberta do talento de cada individuo. Assim, o processo é o que vai interessar. O foco estará no conjunto das ações e não só no resultado final. “Qualidade total” em cada etapa. Registraremos alguns exercícios e cenas para documentar a evolução.

> Despertar e apontar o talento de cada participante.

> Elevar a auto-estima e estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

> Motivar a busca pela qualidade em todas as etapas da formação profissional.

> Encaminhar o participante, não ainda para o mercado de trabalho, mas sim, para a busca do desenvolvimento do seu talento.

> Gerar um ambiente de superação pessoal evitando a competição, desnecessária nesta fase da formação profissional.

> Apresentar o cenário real do mercado e da profissão. Sem desmotivar.
Métodos e recursos
>Através de jogos, improvisações e exercícios teatrais, os participantes experimentam o auto conhecimento, a superação de limites e as várias fases do processo de construção de personagens. Alem de aprenderem na prática, técnicas e conceitos que certamente irão nortear seu desenvolvimento artístico.
Conteúdo do workshop
> “Desinibição, entrosamento e autoconfiança”
> “Auto conhecimento (Corpo e Voz) / Criatividade I/ Improvisação Livre”
> “Criatividade II/ Improvisação Dirigida/ Introdução ao texto”
> “A criação do personagem”
> Gravação das cenas
> Avaliação e auto-avaliação
Público alvo
> Pessoas com vocação para interpretação
> É preferível que o aluno tenha tido alguma experiência como ator, seja amador, profissional ou curso.
> É fundamental determinação para superar os próprios limites e enfrentar desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

agora na rede