sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Workshop: Desenvolvimento doTalento Artístico e Interpretação para Atores com a preparadora de elenco Andréa Cavalcanti


Atualmente,responsável pelo elenco da novela TiTiTi, pela preparação do ator Cauã Reymond em Passione e da atriz Paola Oliveira em Insensato Coração
Andrea Cavalcanti é atriz desde 1984, quando formou-se pela UniRio – Bacharelado em Artes Cenicas. É professora de interpretação e diretora teatral. É instrutora de dramaturgia na Rede Globo, onde trabalha desde 2002 preparando atores para as telenovelas e minisséries produzidas pela emissora.
Como atriz participou de inúmeros espetáculos profissionais, com especial destaque para: “A Gaivota; O Mercador de Veneza; A Comédia dos Erros; Besame Mucho; Sonhos de um Sedutor; O Morto do Encantado”, além de algumas novelas como: “Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão (atualmente reprisando no SBT), Torre de Babel e Laços de Família“, especiais e mini-séries como: “Decadência, Noivas de Copacabana, Você Decide, Carga Pesada”, e ainda campanhas publicitárias, dublagens e etc. Teve seu nome na ficha técnica de vários espetáculos e eventos como diretora, assistente de direção, aderecista, produtora de arte, cenário e figurino.
Andrea é professora de interpretação desde 1984, quando junto com seu grupo de teatro fundou um curso profissionalizante no Calouste Gulbeikein. A partir daí esteve a frente de diversos cursos e workshps: Programa de Férias da Secretaria Municipal de Cultura do RJ , Curso Intensivo de Interpretação para adolescentes - Casa da Gávea, Curso Regular - Teatro de Arena (por 3 anos), Oficina Nelson Rodrigues - Teatro de Arena , foi convidada a ministrar diversas oficinas no sul do pais em cidades como Curitiba, Porto Alegre, Gramado, Foz do Iguaçu, entre outras. Numa parceria com a produtora Historias Incriveis, participou dos projetos “O Segredo do dialogo” ,“Ligação”, “Mesa 48″ e “Dedalo”. De 1999 a 2008 dirigiu o Curso Regular de Interpretação para Teatro e Tv no teatro Miguel Falabella, quando dirigiu diversos espetáculos que estiveram em cartaz no próprio teatro. Entre eles:”Peças Intimas” de Luiz Fernado Verissimo, “Sonhos de uma noite de verão” de Shakespeare , “O Carioca” (adaptação de Capital Federal de Artur Azevedo), “A vida como ela é” de Nelson Rodrigues, alem de diversas criações coletivas
Como Preparadora de Atores, Andrea atuou nos curtas “Retrato Falado”, direção de Andre Warwar e “Ligação”. “Mesa 48″ e “Dedalo”, todos com direção de Edson Erdmann. E foi responsável pela preparação da atriz Paola Oliveira no longa “Uma Professora Muito Maluquinha” de Ziraldo.
Andréa é instrutora de dramaturgia do elenco da TV Globo há 9 anos. Foi responsável pelo elenco de Malhação por oito temporadas, preparando atores que hoje são protagonistas de novelas do horário nobre. Como instrutora de dramaturgia preparou atores nos seguintes seriados: Toma Lá Dá Cá, Casos e Acasos, Faça a sua História, Guerra e Paz, As Cariocas, Tal Pai Tal Filho; e na seguintes novelas: A Cor do Pecado, O Profeta, Sete Pecados, Eterna Magia, Duas Caras, Ciranda de Pedra, Negocio da China, Escrito nas Estrelas (exclusiva para a atriz Natalia Dill), Cama de Gato (exclusiva para a atriz Paola Oliveira), Caras e Bocas..


Objetivo
O curso tem como objetivo fazer com que ao longo dos encontros , cada dia seja uma etapa, uma escala de evolução e descoberta do talento de cada individuo. Assim, o processo é o que vai interessar. O foco estará no conjunto das ações e não só no resultado final. “Qualidade total” em cada etapa. Registraremos alguns exercícios e cenas para documentar a evolução
► Despertar e apontar o talento de cada participante.
► Elevar a auto-estima e estimular o aperfeiçoamento pessoal e profissional.
► Motivar a busca pela qualidade em todas as etapas da formação profissional.
► Encaminhar o participante, não ainda para o mercado de trabalho, mas sim, para a busca do desenvolvimento do seu talento.
► Gerar um ambiente de superação pessoal evitando a competição, desnecessária nesta fase da formação profissional.
► Apresentar o cenário real do mercado e da profissão. Sem desmotivar.

Métodos e recursos
► Através de jogos, improvisações e exercícios teatrais, os participantes experimentam o auto conhecimento, a superação de limites e as várias fases do processo de construção de personagens. Alem de aprenderem na prática, técnicas e conceitos que certamente irão nortear seu desenvolvimento artístico.
► O Workshop é dividido em 6 módulos.
► Serão usados os recursos de multimídia com filmes, cenas de novelas e musicas.
► Cada módulo será fechado com um circulo de discussão entre os participantes e o resumo conceitual dos exercícios.
► Algumas cenas ao longo do workshop serão gravadas para posterior analise e debate

Conteúdo do workshop

► “Desinibição, entrosamento e autoconfiança”
► “Auto conhecimento (Corpo e Voz) / Criatividade I/ Improvisação Livre”
► “Criatividade II/ Improvisação Dirigida/ Introdução ao texto”
► “A criação do personagem”
► Gravação das cenas
► Avaliação e auto-avaliação
Público alvo
► Pessoas com vocação para interpretação
► É preferível que o aluno tenha tido alguma experiência como ator, seja amador, profissional ou curso.
► É fundamental determinação para superar os próprios limites e enfrentar desafios

Datas: 09-10-16-17 de abril 2011 final de semana
Turma 01- Manhã das 10 às 14 h
Turma 02 – Tarde das 15 às 19 h

Um comentário:

  1. O QUE VOCÊ ACHA DE FAZER NOVA VERSÃO DE ANA RAIO E ZÉ TROVÃO NO SBT. Mas sem mudar o roteiro da novela.

    ResponderExcluir

agora na rede